"A motivação é uma necessidade constante"
Que empresas solicitam o seu know-how?
Nestes últimos anos , são cada vez mais diferenciadas. Os grupos profissionais que mais me solicitam são os quadros médios e superiores das áreas comerciais. Mas as empresas também gostam de envolver toda a sua estrutura, toda a equipa...
Qual é o tempo ideal de uma sessão?
Uma hora a hora e meia ou dois dias, não mais do que isso, para conseguir resultados muito interessantes.
Quais as principais necessidades dessas empresas?
Muitas vezes pedem-me que fomente o trabalho de equipa. É uma área muito importante em que falta formação. E para a efectivação do trabalho em equipa a motivação é importante. Mas também me pedem ajuda na liderança, não só em aspectos técnicos como práticos, dentro da empresa e fora dela.
As empresas vão precisar mais do que nunca de muita motivação para vencer a crise?
É uma necessidade que não tem que ver com a crise, mas constante, tal como a formação, que é, no fundo, um treino para uma equipa ser vencedora.
E Portugal?
Portugal precisa de equilíbrio e sentir a causa [recuperação do País] como uma missão a cumprir. Para tal precisamos de uma liderança efectiva que se traduza em boas acções e vá ao encontro do que o País precisa e não do que quer ouvir. Acima de tudo, tem de haver um bom líder que leve toda a equipa consigo, alguém com mística e carisma que transmita confiança em actos práticos.
Os candidatos a primeiro-ministro têm essas condições?
Não os conheço bem. Vou ouvindo um pouco dos seus discursos, mas como não sou adepto da política... Mais importante do que um candidato é um conjunto de líderes.
Que Portugal não tem?
Claro que tem. O melhor do mundo é José Mourinho (riso). Um líder que tem de pôr a equipa sempre acima de si, estando ao mesmo tempo dentro dela.